FUNDAMENTOS
Fundamentos são pilares que sustentam e direcionam nossa prática religiosa. É um conjunto de princípios, valores, rituais e conhecimentos transmitidos de geração em geração, que orientam a caminhada espiritual dos filhos dessa casa.
Enraizados nas tradições africanas, indígenas e afro-brasileiras, os fundamentos abrangem diversos aspectos, como crenças, doutrinas, rituais e hierarquia.
CULTO A ANCESTRALIDADE
Reverenciar e homenagear os que vieram antes de nós é um fundamento que envolve rituais e cerimônias que permite estabelecer uma conexão com eles buscando orientação, proteção e bençãos.
Acreditamos que, cultuando nossa ancestralidade, fortalecemos os laços familiares com os que já partiram, abrindo caminho para que eles possam agir no cotidiano de nossas vidas, influenciando de forma positiva o sucesso, a saúde, os relacionamentos e a prosperidade de seus descendentes.
HIERARQUIA
Em nossa religião a hierarquia é clara e direta. Existe uma hierarquia espiritual que inclui guias, mentores e protetores. Essas entidades possuem diferentes graus de evolução espiritual e desempenham papéis específicos na orientação e assistência aos praticantes.
Este conceito também se aplica em nossa casa onde se mantém e se respeita uma estrutura hierárquica claramente definida em que cada membro exerce uma função, preservando e fazendo jus aos direitos e responsabilidades que lhe são outorgados.
RESPEITO A NATUREZA
Reconhecer o papel da natureza na vida de todos, faz com que os filhos dessa casa aprendam a respeitar, cuidar e preservar o meio ambiente estabelecendo uma estreita relação de respeito e carinho com tudo que nela se faz presente. São nesses elementos que nossos guias se inspiram e buscam meios para promover a cura manipulando-os física e energicamente a favor dos filhos que neles buscam auxílio.
MEDIUNIDADE
Capacidade natural presente em algumas pessoas, que lhes permite atuar como meio pelo qual nossas entidades se conectam com nossa realidade.
Vista em nossa casa com muita responsabilidade e ética, estimulamos nossos irmãos a buscar permanentemente o desenvolvimento espiritual aprimorando sua capacidade mediúca. Ser médium é para nós, estar física e mentalmente preparado para exercer uma missão pessoal em sintonia com a da nossa casa que é, através dos nossos guias, prestar auxílio aos que lá buscarem apoio.
RITUALÍSTICA
Conjunto de práticas e cerimônias que compõem nosso contexto religioso. Ela engloba ações simbólicas, protocolos e sequências de atividades realizadas de acordo com um determinado contexto, crenças e tradições da nossa casa.
Os elementos que compõem a ritualística podem incluir símbolos, gestos, palavras, orações, cânticos, danças, oferendas, vestimentas especiais, posturas corporais, momentos de silêncio, momentos de celebração coletiva, entre outros. Esses elementos são selecionados e combinados de acordo com as tradições e propósitos específicos, podendo variar amplamente em termos de forma, conteúdo e complexidade.
CURIMBA
A curimba é um conjunto de práticas musicais que engloba cânticos (conhecidos como “pontos”) e instrumentos de percussão sagrados, tocados por membros da casa, com permissão e preparo para tal.
Ela exerce um papel central nos rituais e cerimônias, harmonizando sons, melodias e letras que invocam e reverenciam nossos guias espirituais. A curimba atua elevando a energia e criando ambiente propício para que eles possam se apresentar em sua plenitude e fazer com que os rituais aconteçam de forma positiva e envolvente para todos participantes.
É uma expressão artística e espiritual que consolida a fé e a união entre os filhos da casa.