Rua RF-04, Qd.12 Lt.07, Res. Florença /Jardim Santa Cecília CEP. 75.145.480, Anápolis – GO

EXU & POMBAGIRA

A expressão “Laroye, Exu”, originada da língua Iorubá. Falada em países como Togo, Benim e Nigéria, é usada como saudação clássica para Exu e Pombagira e pode ser traduzida como “Salve, mensageiro”.

A mais contraditória das linhas. É composta por espíritos dos cidadãos que viveram à margem da sociedade convencional e galgaram seus degraus na evolução pessoal e espiritual, em contato direto com os temas e vivencias renegadas pelo moralismo e puritanismo. Isto confere aos nossos compadres e comadres um tom irreverente e desconstrutor. São entidades amorais e atuam nas mais diversas especialidades espirituais.
Ligados diretamente aos nossos instintos, são muito amigos, quando tratados com respeito e carinho. Desconfiados, mas gostam de ser lembrados e de receber presentes. Comumente são chamados de guardiões por compor fortemente a segurança de templos e de seus devotos.
Com características típicas das reações da natureza humana, sua imagem perante os adeptos reflete proteção, justiça, paciência, força e disciplina na perseguição de objetivos. A ambiguidade e a pluralidade de sentimentos também são características humanas presentes nessas entidades.
Os traços de personalidade mais comuns associados a ele são: disciplina, paciência e proteção nos caminhos. São protetores fieis das pessoas que os cultuam e que lhes são agradecidas.
Não trabalham apenas nas “Giras de Exu”, eles se fazem presentes (não incorporados) também em outras giras, exercendo o papel de protetor e guardião da casa, dos médiuns e das demais pessoas ali presentes.

PONTOS DE FORÇA
       – Encruzilhadas
       – Estradas
       – Cemitérios
       – Cruzeiros
       – Matas etc.

OFERENDAS
       – Farofas
       – Carnes
       – Bebidas
       – Charutos
       – Cigarros.

CORES VIBRATÓRIAS
       – Preto e vermelho (pode haver variações)

EXU

Força de viver, virilidade e justiça. Sentidos associados a esta figura marcante em nossa religião. É o guardião e protetor sempre presente nas nossas vidas.

Dono dos caminhos, guardião do poder e do conhecimento que lhe permite manipular as energias do bem e do mal. Quando consultados, sem muitas delongas, usando de frases e analogias bem diretas, esta entidade aponta onde estamos errando e nos ajudam a enxergar os caminhos.
Sempre agindo conforme nossas vibrações. Se estamos vibrando no bem, ele vibrará no bem, se estamos no mal…
Exu é protetor. Defende os terreiros de invasão e ataques; guarda o templo preservando sua integridade, dos seus filhos e das pessoas que lá estão. Ele é amigo, um irreverente conselheiro que atua de forma neutra, associando a “maldade” ou a “bondade” que está nas intenções das pessoas que o procuram.
Leal nos tratos, esta entidade se apresenta sempre pronta para ajudar e é aconselhável que esta ajuda seja reconhecida por quem o procurou. Gosta de ganhar presentes e aprecia muito as coisas ligadas ao mundano como cigarros, charutos, bebidas etc..
É companheiro. Aquele que nele acredita sabe que nunca está sozinho. Independente do lugar e em qual situação que se encontra, pode contar com sua proteção. Se o sentimento de gratidão e respeito existir, ele sempre estará pronto para te ajudar e fazer com que sua caminhada seja próspera e que o bem e a felicidade estejam a seu alcance, dependendo apenas de você. Salve nossos compadres!

POMBAGIRA

Cultuar Pomba Gira é resgatar o mais sagrado feminino que existe. Significa honrar nossa história e a alma feminina que habita em cada um de nós”.

Todos temas que envolvem pomba gira são, invariavelmente, carregados de paixão e sensualidade. Sábia, ela traz consigo o arquétipo de mulher independente, forte e avessa à pudicícia e demais convenções estabelecidas pela sociedade.
É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu. Com diversos tipos de diferentes manifestações, sendo que, cada tipo de manifestação trabalha uma questão específica relacionada às mulheres. Por exemplo, a Pomba Gira Cigana manifesta as principais características do povo cigano, ou seja, a liberdade e o desapego, encorajando, principalmente as mulheres, a serem o que elas quiserem ser.
Grandes conselheiras, dedicam seu trabalho para encantamentos e magias voltadas ao feminino. Muitos dos seus rituais envolvem amor, sexualidade, empoderamento e fortalecimento da força interior para lidar com as situações da vida.
Falante e sedutora, Pomba Gira se apresente sempre com saias rodadas, blusas rendadas, colares e muitos enfeites. Ela vem para quebrar paradigmas, sendo um de muita relevância na nossa religião foi se incorporar em médiuns do sexo masculino, externando claramente suas características físicas, respeitando as limitações do corpo do médium que a recebe. Essa é a Pomba Gira, também tratada carinhosamente de “Nossa Comadre”.